Caminhada da conscientização marca o inicio do outubro rosa em Iraceminha/SC.

Caminhada da conscientização marca o inicio do outubro rosa em Iraceminha/SC.

 

Para marcar a ação do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde na tarde desta quarta-feira (1), realizou uma caminhada para alertar e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer em mulheres. A caminhada aconteceu da Unidade de saúde Lúcia Maria Bertó Gervasoni até a praça do município.

O Secretário de Saúde Claudir da Rosa, destaca o quanto é necessário a informação e a orientação a mulheres. “É muito importante a conscientização. É que as mulheres tenham o conhecimento do quanto o diagnóstico precoce é importante para a cura”.

No próximo dia 11 de outubro, a partir das 08:30hs, até às 16:30 hs, acontecerá o dia “D”, dia de conscientização. Será disponibilizado exame de preventivo do colo do útero, orientações e auto-exames da mama. A unidade de Saúde Lúcia Maria Bertó Gervasoni estará aberta o dia todo, sem fechar ao meio-dia.

No dia 30 de Outubro, às 14:00hs acontecerá a Peça Teatral Cia dela Curva – espetáculo de humor – no centro de Idosos – com sorteio de brindes e Coffee – Break.

 

 

Saiba mais sobre o “Outubro Rosa”

O ‘Outubro Rosa’ é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. De acordo com  dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama.

O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas.

Iniciado na década de 90, nos Estados Unidos, vários Estados tinham ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.

Em 2008, o Outubro Rosa chegou ao Brasil por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.