VIGILÂNCIA SANITÁRIA E SECRETARIA DA SAÚDE ALERTA SOBRE CUIDADOS EM VIRTUDE DAS ENCHENTES

A Secretaria da Saúde e Vigilância Sanitária do Município de Iraceminha, alerta a população para tomar os devidos cuidados com as águas de enchentes, alagamentos e formação de locais enlameados, pois podem favorecer o aparecimento de leptospirose.

 

A doença é causada por uma bactéria presente na urina de ratos que, com as chuvas, se mistura às águas de valetas, lagoas e cavas. O período de incubação de doença é, em média, de sete a 14 dias após o contato com a água contaminada.

Os primeiros sinais de doença são: febre alta, mal-estar, dores de cabeça constantes e intensas, dores pelo corpo, principalmente na panturilha(barriga da perna), cansaço, e calafrios.Também são freqüentes dores abdominais , náuseas, vômitos, diarrèia e desidratação. É comum que os olhos fiquem amarelados.

CUIDADOS COM A SAÚDE NAS ENCHENTES

As enchentes aumentam os riscos de contágio de doenças como a leptospirose, a hepatite e diarréias agudas. Nas enchentes o sistema doméstico de armanezamento de água pode ser contaminada e, por isso, uma das primeiras providências deve ser a de desinfetar os reservatórios de água, mesmo quando não tenham sido atingidos diretamente pelas águas da enchente.

Para limpar e desinfetar reservatórios domésticos de água recomenda-se esvaziar completamente a caixa ou o tambor onde a água é guardada, retirando toda a sujeira com a ajuda de panos, baldes e pás, e levar o recipiente esfregando bem as paredes e o fundo. Após concluida a limpeza colocar um litro de agua sanitária ( ou hipoclorito de Sódio diluído na proporção de 2,5%)para cada mil litros de água do reservatório. A Seguir deve-se abrir a água para que a caixa fique cheia.Aguardar 30 minutos e, então, abrir o registro de saída da caixa por alguns segundos de modo a que a tubulação fique cheia do líquido.Atenção: não abra as torneiras de casa durante 30 minutos para a completa desinfecção tanto do reservatório como da tubulação.

FERVER ÁGUA QUE SERÁ UTILIZADA PARA BEBER E COZINHAR OS ALIMENTOS

Outras dicas: As lamas das enchentes têm alto poder infectante. Ela adere aos móveis, paredes e chão. O local deve ser lavado e desinfetado com água sanitária. Não se deve permitir que crianças brinquem nas águas das enchentes sob o perigo de ficarem seriamente doentes. É muito importante, também, o cuidado com os alimentos, pois, quando entram em contato com as águas das enchentes, podem ficar contaminados . Por isso devem-se manter alimentos não perecíveis acondicionados em recipientes fechados, longe do alcance de roedore, insetos e outros animais. Lave as mãos, com sabão e água limpa, antes de manipular os alimentos.