EPAGRI E PROGRAMA SC RURAL LEVAM AGRICULTORES DE IRACEMINHA EM EXCURSÃO DE BOVINOCULTURA DE LEITE

A equipe técnica do escritório municipal da Epagri em Iraceminha, organizou no último dia 18 de setembro, sexta-feira, uma excursão para o município de Guarujá do Sul para conhecerem os trabalhos realizados em produção de leite a base de pasto perene.

Entre os objetivos abordados a produção de leite no sistema de silvipastoril, manejo de pastagens e piqueteamento, criação de terneiras e a organização cooperada dos produtores de leite daquele município. A excursão foi realizada com apoio dos recursos do programa SC RURAL.

As visitas foram realizadas nas propriedades de agricultores de Guarujá do Sul onde há alguns anos a Epagri vem orientando os sistemas de produção de leite. O grupo foi recepcionado e acompanhado pelo Engenheiro Agrônomo da Epagri Leonir Dilly.

A primeira propriedade visitada foi a dos agricultores Junior Klein e Ricardo Klein, na linha Possato. Na oportunidade foi mostrada a experiência com a criação de terneiras, sistema de piqueteamento e modelo de sala de ordenha/alimentação.

Os agricultores puderam conhecer o sistema de criação de terneiras em que os animais são levados após o desmame em piquetes individuais, onde há também abrigos fixos para terneiras, construídos para facilitar o fornecimento de feno, ração e sombra aos animais. A vantagem desse sistema está em preparar o animal para as condições de campo onde o agricultor terá uma matriz leiteira adaptada as condições de ambiente e terreno da propriedade. Com isso o agricultor conhece que tipo de animal ele tem e qual seu potencial.

Na propriedade da família Klein, puderam conhecer e tirar dúvidas sobre o planejamento do uso das pastagens, tamanho de piquetes, definição de corredores, tipo de pastagens para cada situação e agua nos piquetes.

Na questão de infraestrutura, a família optou por construir uma sala de ordenha com sistema de fosso e aproveitando o galpão já existente na propriedade, outrora utilizada para cultura do fumo. Com isso construíram uma estrutura mais barata, aproveitando materiais existentes na propriedade e que garante a qualidade de trabalho das pessoas envolvidas, o conforto humano e animal.

Já na parte da tarde, foi realizada a visita à propriedade do Sr Darci Presse, Linha Pessegueiro. Nessa unidade produtiva familiar, foi apresentado o sistema de silvipastoril, que consiste na integração das atividades de produção de leite e produção de madeira na mesma área.

No silvipastoril se busca a produção de pastagens perenes com a introdução de espécies arbóreas para fornecimento de sombra, garantindo o conforto animal. Com isso as matrizes leiteiras permanecem pastejando por um período maior, uma vez que a sombra colabora para a redução da temperatura criando condições de melhor conforto para os animais, refletindo no aumento da produção.

Os agricultores e técnicos presentes na área de pastagem com silvipastoril puderam sentir a diferença de temperatura que aquele ambiente sombreado criava, com um bem-estar melhor.

E as árvores, que devem ser bem manejadas, podem gerar renda na propriedade, direta ou indiretamente, uma vez que a madeira pode ser vendida ou aproveitada. Destaca-se também que o sistema aliado ao piqueteamento e pastagem perene, garante uma maior conservação do solo.

A espécie escolhida para tanto é o eucalipto, por ser crescimento mais rápido e fácil aquisição de mudas, além de ter um comercio mais acessível. Mas pode serem utilizadas espécies nativas que seriam mais adequadas para a preservação ambiental e a biodiversidade.

Por fim, a excursão encerrou seu roteiro com uma visita a sede da Cooperflor, cooperativa criada pelos agricultores, produtores de leite do município de Guarujá do Sul com objetivo de organizar a comercialização do leite, garantindo quantidade e preço no produto. Além de ter o objetivo de aquisição de insumos diversos com preços mais baixos que em agropecuárias locais e a orientação e acompanhamento técnicos.

Na ocasião o grupo foi recebido pelo responsável administrativo da cooperativa Antonio Bortolin que fez uma explanação sobre a história da Cooperflor, desde a organização, a fundação e as dificuldades e também as conquistas para os agricultores e a organização.

Na avaliação geral do grupo, a excursão foi muito produtiva e trouxe vários elementos novos para os agricultores pensarem e planejarem a atividade do leite em suas propriedades.

A bovinocultura leiteira tem crescido muito nos últimos anos no município, sendo que existem hoje, aproximadamente, pelo menos 500 famílias produtoras de leite. Com apoio da administração municipal, a Epagri vem fazendo um esforço para valorizar a atividade, sendo que desde o final de 2014 a equipe municipal conta com mais um profissional, engenheiro agrônomo para auxiliar nos trabalhos de orientação e planejamento de pastagens, além de estimular parcerias entre as diversas entidades que atuam na atividade leiteira do município de Iraceminha.

A excursão contou com a participação de 25 pessoas, agricultores e técnicos. Entre os quais a equipe da Epagri de Iraceminha, Eng. Agrônomo Luis Lopes e Técnico Agrícola Jair Galon, do Técnico Agrícola Joacir Bertoldo da Prefeitura de Iraceminha, do Técnico Agrícola Hélio Prestes da Cooper Auriverde e da Engenheira Agrônoma da Prefeitura de Flor do Sertão Franciele Brusco, além de 3 agricultores de Flor do Sertão.

A Epagri agradece a participação e colaboração de todos, principalmente da equipe da Epagri de Iraceminha e de Guarujá do Sul e dos agricultores daquele município que nos receberam carinhosamente.