Município de Iraceminha inicia o PNAIC 2017

Na quarta-feira, dia 06 de setembro nas dependências da Escola Municipal Núcleo Escolar Profª Maria Olinda Hermann a Secretaria de Educação deu início ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, PNAIC 2017, programa integrado cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais.

O Programa já vem sendo desenvolvido desde 2013, e neste ano ele vem com um diferencial. Além dos professores de 1º, 2º e 3º ano e seus coordenadores o PNAIC se estendeu para os professores da Pré-escola e seus coordenadores, com o intuito de fortalecer ainda mais o ciclo de alfabetização.

O evento reuniu aproximadamente 25 professores e coordenadores do pré-escolar (Ed. Infantil) ao 3º ano do Ensino Fundamental. Juntou-se também ao evento a Secretária Municipal de Educação Odete B. Pasqualotto, a Coordenador local do PNAIC Suzana Barro as formadoras Elaine L.Rauber, Carla Begnini Reisner e as coordenadoras pedagógicas Silvane S.Pasqualotto e Iraci Foletto.A abertura foi feita pela coordenadora local Profª Suzana Barro e a Secretária de Educação do município Odete Pasqualotto, que proferiram umas palavras de apoio e incentivo para os professores, coordenadores e equipe PNAIC do município.

A professora Suzana Barro, coordenadora local do pacto, disse que a capacitação é de suma importância tanto pra o professor quanto para o estudante, pois ambos se beneficiam dessa ferramenta para a Educação. Estamos todos caminhando juntos para o crescimento do conhecimento.

Para a professora Carla Begnini Reisner, formadora da Educação Infantil na sua fala pediu ao grupo para colocar em prática o que se aprende nos cursos é essencial para uma educação de qualidade.

Para a formador a dos anos iniciais Elaine Lorenzini Rauber,o trabalho é arduao,mas o resultado é muito bom tanto para os professores quanto para os alunos e pediu para que o grupo ser pontual e comprometidos que só temos a ganhar e trazer para nosso município um ensino de qualidade como já tem sendo feito.

O objetivo do evento foi mostrar a importância do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) que vai ao encontro da meta 5 (cinco) do PNE (Plano Nacional da Educação) que é: Universalizar a alfabetização para todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

“A responsabilidade pela alfabetização das crianças precisa ser acolhida por docentes, gestores e instituições formadoras como um imperativo ético indispensável á construção de uma educação efetivamente democrática e socialmente justa”.

(Documento Orientador PNAIC- MEC)