MATERNAL I TEM BRINCADEIRAS E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

PROFESSORAS: Elizangela Dal Magro e Carla Begnini, estagiárias Bruana e Thalia.

TURMA: MATERNAL I-MATUTINO E VESPERTINO

DATA: 31 de maio à 06 de junho

TEMA: LUDICIDADE

 

OBJETIVO:Estimular as crianças a brincar coletivamente, bem como ouvir histórias.

 

JUSTIFICATIVA:

As crianças a partir de um ano de idade até dois anos de idade, no Maternal I também tem inúmeras atividades diárias que desenvolvem as habilidades bem como o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças.

Por isso, as professoras Carla e Elizangela estimulam diariamente atividades como brincadeiras orientadas e espontâneas realizadas coletivamente, a fim de que as mesmas desenvolvam a arte de compartilhar e socializar brinquedos, bem como dividir espaços.

A BNCC (2018, p.43) aponta no Campo das Experiências “Eu, o Outro e o Nós”, que um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento “é compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos”. Por isso, nas atividades diárias com as crianças bem pequenas é preciso incentivar essa troca e compartilhamento de brinquedos, bem como, o socializar dos mesmos.

Da mesma forma, a contação de história precisa estar presente nas atividades com as crianças pois a mesma estimula as crianças a imaginação, a oralidade e o observar. Posteriormente ou antes desse importante é que as crianças manuseiam os livros de papel, tecido ou outro material afim de que observem, imaginem, imitem os personagens, dialoguem/questionem com os colegas e professores o que está nas páginas.

Esse universo infantil requer dos professores sempre muita atenção e criatividade, uma vez que , que as crianças necessitam de carinho, cuidado, atenção e muitos saberes também nos momentos de brincadeiras e de contação de histórias.

 

REFERÊNCIA

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil.(BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 15.mar.2019.