ENCONTRO COM HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NO MUNICÍPIO DE IRACEMINHA

A secretaria de Saúde de Iraceminha, realizou no dia 14 de agosto, as 14:00 horas, uma palestra para o grupo de Hipertensos e Diabéticos do município. O encontro foi ministrado pelo dr Maurício Junges, cardiologista, de São Miguel do Oeste.

Maurício explicou a importância em discutir este tema, pois a hipertensão e o diabetes estão aumentando na população Brasileira, sendo que a incidência será maior com o passar dos anos, devido ao estilo de vida das pessoas.

Segundo Maurício, é muito comum na terceira idade ocorrerem mudanças corporais, já que o organismo não produz mais com tanta intensidade, nutrientes e outras substâncias necessárias para o funcionamento adequado do organismo. Com isso, doenças como diabetes e hipertensão, podem surgir, pois o corpo perde a capacidade de metabolizar certos elementos e eles, então se acumulam no organismo. É o que ocorre com o sódio, a gordura e o açúcar.

Apesar de serem consideradas doenças cronicas, a hipertensão e o diabetes podem ser controlados, com atitudes simples do dia a dia, como, ter uma alimentação saudável e balanceada, consumindo pouco sal, açúcar, frituras e dar preferência ao consumo de frutas, verduras e legumes. Manter peso ideal, com praticas regulares de atividades físicas, que ajudam a melhorar a pressão arterial e o índice de açúcar no sangue.

Outros cuidados também devem ser tomados, como o abandono do cigarro, álcool, drogas, e ir regularmente ao médico.