EDUCAÇÃO INFANTIL DE IRACEMINHA INICIA 3º TRIMESTRE DO ANO LETIVO

No dia 11 de setembro de 2019 reuniram-se no Centro de Educação Infantil Pró-Infância Mônica, os professores, direção e estagiárias da Educação Infantil do CEI, Pré-Escolar “Estrelinhas” e Pré-Escolar “Criança Sorriso”. Inicialmente realizamos uma dinâmica “Quando eu fico assim…? Mas, hoje eu estou assim…?” enfatizando o tema do 3º Trimestre “Atitudes que transformam”.

Com a presença da Secretária da Educação Silvane Elenir Schubert Pasqualotto, a pauta do dia tornou-se ainda mais rica, pois contamos com o apoio, empenho e explicação de vários momentos do ano letivo até dezembro.

Posteriormente, o grupo estudou e construiu as avaliações( por faixa etária e conforme os objetivos do Currículo do Território Catarinense e da Base Nacional Comum Curricular) para a Educação Infantil a serem incorporadas no Projeto Político Pedagógico(PPP) da escola. E logo após, os professores e estagiárias estudaram e escreveram referencial teórico para o PPP, sobre: 1)Concepção de criança e infância; 2) Organização do Cotidiano Escolar: relação tempo e espaço; 3) Música e Movimento; 4) Ludicidade, jogo, brinquedo e brincadeira.

Esse trabalho coletivo de estudo configura-se como um momento fundamental para a Educação Infantil, haja vista, que revisão constante do PPP e a continuação dos estudos das bases legais são de fundamental importância para a construção de um processo de ensino e aprendizagem eficaz, dinâmico e construtivo, pensando sempre na educação de qualidade.

Logo após, os professores interagiram para organizar e planejar o 3º Trimestre, com o tema “Atitudes que transformam”, com os seguintes objetivos:

*Contextualizar a importância das regras em nossas vidas para uma boa convivência social e com a natureza.

*Discutir a importância dos acordos estabelecidos coletivamente para termos uma boa convivência na escola;

*Proporcionar o desenvolvimento de valores como: respeito, ética, amizade, humildade e honestidade entre as pessoas;

*Sensibilizar os alunos sobre a construção de um bom convívio com os colegas e funcionários da escola.

*Relacionar suas atitudes em relação ao meio ambiente, com os animais e demais seres vivos.

Assim, ficamos com o seguinte pensamento: (…) O futuro que deixamos para as crianças é fabricado na convivência(…)” . (Humberto Maturama.)