Projeto “ CURTO VIDA, NÃO CURTO DROGAS ”

Projeto “ CURTO VIDA, NÃO CURTO DROGAS ”.

No último dia 08 de Julho de 2014, deu-se continuidade às atividades do Projeto de Saúde no Territorial da equipe NASF de Iraceminha. Para este ano, o tema escolhido foi drogas lícitas e ilícitas, com o título “Curto a vida, não curto drogas”. O público-alvo são os alunos da rede pública de ensino do município. Na oportunidade, os alunos das Escola Núcleo Escolar Professora Maria Olinda Hermann e Escola de Educação Básica Professora Manuel de Freitas Trancoso, de 1º a 5º ano, os quais puderam participar de atividade como dinâmica do bom exemplo, cinema da prevenção e puderam interagir com os profissionais de saúde e assistência social.

O projeto, em andamento desde Maio deste ano, tem por objetivo “promover a conscientização em relação ao uso de drogas lícitas e ilícitas, procurando reduzir fatores de risco e ampliar fatores de proteção”.

O Projeto é desenvolvido pelo NASF (Núcleo de Apoio Saúde da Família) que é composto pela Farmacêutica e coordenadora Rafaela da Costa, psicóloga Marlize Prante, Fisioterapeuta Daniel Krantz e a Assistente Social Simone Müller, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de educação, Secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal de Saúde, Poder Judiciário – Fórum Comarca de Maravilha – oficialato da infância e juventude, Equipe ESF (Estratégia Saúde da Família), Aurora Alimentos – Fundação Aury Luiz Bodanese, CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, Conselho Tutelar de Iraceminha, Polícia Militar – PROERD e SICOOB CREDIAL/SC – Iraceminha.

Na primeira etapa do projeto foram realizadas oficinas com alunos do 6º, 7º e 8º dos colégios EEB. Professor Manuel de Freitas Trancoso, EEB. Linha Biguá e EEB. Professora Balbino Martins, executadas pela equipe multidisciplinar da empresa Aurora Alimentos, Enfermeira Leidimara Meneghini, Assistente Social Richeli Simoni e Técnica em enfermagem Cláudia Regner, abordando vários aspectos ligados ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas. Ainda, foram realizadas palestras para os pais, as quais foram realizadas pela Oficiala da infância e Juventude do Fórum de Maravilha, Aline Pinto Trindade Freiberger, abordando Direitos e Deveres.

Para a farmacêutica e coordenada do NASF, Rafaela da Costa o projeto está sendo de suma importância pois está aproximando ainda mais as equipes entre si e com a comunidade. Estamos buscando em conjunto, promover o debate na comunidade sobre os problemas causados pelo uso de substâncias psicoativas e suas implicações familiares, escolares, sociais e afetivas, buscando dar subsídios para manter os jovens afastados das drogas e de suas consequências.

Para o Secretário da Saúde Claudir da Rosa, este um projeto muito importante para a prevenção do álcool e drogas no nosso município, contamos com vários profissionais e que têm muitos desafios, e principalmente estabelecer a realidade de forma criativa e inovadora para conseguir o resultado esperado.