Iraceminha promove Primeiro Seminário Municipal do Pnaic

Na quinta-feira (14), no Núcleo Escolar Professora Maria Olinda Hermann, ocorreu o 1º Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Na oportunidade estiveram presentes o prefeito de Iraceminha, Bruno Roberto Pan; secretária municipal da educação, Janice Pozzer Vizzoto; secretário municipal da saúde, Claudir Da Rosa; diretora da educação, Silvana Alberti; diretora do Núcleo Escolar Professora Maria Olinda Hermann, Marilde Provenzi; professor e vereador, Jovelino Baldissera; diretor da Escola de Ensino Básico Manuel de Freitas Trancoso, Ruby Nyland; coordenadora do Pnaic em Iraceminha, Iraci Cláudia Folleto; orientadora do Pnaic em Iraceminha, Elaine Lorenzini Rauber; representante das alfabetizadoras, professora Suzana Barro; presidente da Associação de Pais e Professores (APP) do Núcleo Escolar Professora Maria Olinda Hermann, Marlene Rossato e a convidada especial, Joanildes Felipe formadora do polo três do Pnaic, que integra 120 municípios de Santa Catarina.

O evento teve início às 8h:00 com o Hino Nacional, em seguida, os alunos Mateus e Marcos, vencedores do Festival Estudantil da Canção na categoria séries iniciais, interpretaram a música “Na casa da vovó”, os mesmos se apresentarão na 8ª Expomerios, que acontece em maravilha, nos dias 29 e 30 novembro e 1º dezembro, na sequencia o prefeito usou a palavra para agradecer o empenho dos professores e também a disponibilidade da professora Joanildes, de estar no município.

Após o pronunciamento das autoridades a professora Suzana relatou a experiência de fazer parte do programa Pnaic. As professoras Elaine e Iraci, explanaram sobre o Pnaic em Iraceminha. Segundo Iraci hoje em Iraceminha o programa é constituído por 8 alfabetizadores que atendem 113 alunos. “Mesmo assim toda comunidade escolar assumiu o compromisso de que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa”, destaca.

Iraci apresentou o desempenho dos alunos do 2º ano na Provinha Brasil, realizada em março deste ano. Conforme Iraci, de um total de 20 questões os alunos conseguiram uma média de 14,66 acertos ou seja 73,3%, o que para ela é muito bom. “Nos próximos dias esses mesmos alunos realizarão a 2ª etapa da Provinha Brasil e com certeza essa média vai ser melhor ainda”, garante. Para as professoras o objetivo do programa é alfabetizar todos os alunos até os 8 anos de idade.

Após aconteceu o intervalo com café de confraternização e visitação dos trabalhos realizados pelos alunos e professores integrantes do Pnaic.

Em seguida a professora Joanildes, que tem graduação em letras pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul (UniJuí/RS), especialização em didática e metodologia de ensino e mestrado em ciências da linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), atualmente é professora de educação básica, docente em cursos de Pós graduação e professora colaboradora da Universidade Federal do Estado de Santa Catarina (UFESC), apresentou dados sobre o Pnaic em Santa Catarina.

Segundo a formadora, o Estado apresenta 5,1% das crianças com 8 anos de idade não alfabetizadas, para Joanildes uma das melhores médias entre os Estados brasileiros, abaixo da média nacional que é de 15,2%. Joanildes apresentou também os objetivos e o funcionamento do Pnaic.

Para finalizar, a administração Municipal de Iraceminha, Secretaria da Educação e direção do Núcleo Escolar Professora Maria Olinda Hermann, entregaram um mimo a professora que é natural de Angelina e residente em Santo Amaro, no litoral catarinense.