Museu

Centro de Memórias de Iraceminha-cmir

CMIR

Centro de Memórias de Iraceminha – CMIR

 

O Centro de Memórias de Iraceminha – CMIR, criado pela Lei municipal n° 943/2007, de 30 de agosto de 2007, com novas instalações, espaços e exposições na Praça Jorge Lacerda. Tem como objetivo ampliar o acesso da

sociedade ao CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO, por meio da PESQUISA, preservação de acervos e divulgação da HISTÓRIA e da ciência, para seu desenvolvimento.

Segundo o Departamento de Museus e Centros Culturais – IPHAN e MNC. Comitê internacional de museus – ICOM – 2005: “Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e instituições que ganham corpo através de imagens, cores, sonhos e formas”. “Os Museus são pontes, portas e janelas que ligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes.”

Em janeiro de 2009 o presidente da República, Dec. n° 11.904/2009, e seu Estatuto. No Art. 1°: Consideram-se Museus, para os efeitos desta lei, “as instituições sem fins lucrativos que conserva, investiga, comunicam, interpretam se expõe para fins de preservação, estudo, pesquisas, educação, contemplação e turismo, conjuntos, e coleções de valor histórico, artístico ou científico, técnico, onde qualquer natureza cultural, aberta ao público, s serviço da sociedade e de seu desenvolvimento”.

O Museu Histórico e Cultural de Iraceminha, de natureza pública, com a especialidade de história e documentos, recebe todo o apoio do órgão Público Municipal, contando com as instalações próprias, seguindo o seu Regimento interno, Dec. Lei n° 0065/2007, com adesão do Sistema Estadual de Museus – SEM/SC, contando este com as dinâmicas da gestão estadual fomentando os museus catarinenses, seguindo as normas do Instituto Nacional dos Museus – IBRAM. O CMIR foi construído com espaços no local para disponibilizar atividades culturais, reuniões, estudos, palestras, informações, projeções, exposições, arquivo, produção cultural e turística. Seu mais recente trabalho encontra-se na página do municípiohttp://www.iraceminha.sc.gov.br/, intitulado ORIGEM HISTÓRICA DE IRACEMINHA. Esta produção está protegida pela Lei n° 1100 de 17 de maio de 2011. Possui ainda uma biblioteca específica com acervo histórico das cidades catarinenses. Tem sua parte técnica e arquivística no Centro de Memórias de Iraceminha – CMIR. Aberto a pesquisa e ao público em geral de segundas a sextas em horários normais e especiais se necessário. Suas atividades museológicas, partindo deste ano de 2012, acompanham as diretrizes das propostas do SEM/SC, ordenadas segundo o Plano Nacional de Museus. O CMIR contemplauma exposição permanente iconográfica da origem histórica do município de Iraceminha. Participante de oficinas museológicas, Fórum Estadual de Museus. Apoiador, acolhedor e incentivador do projeto turístico Rota do Campo. Seu patrimônio cultural é referente à memória da origem histórica do município e região até os nossos dias, com coleções iconográficas (fotos), documentos textuais (cartas, contratos, recibos, promissórias), coleção cartográfica (mapas), incluindo também acervo bibliográfico da origem histórica dos municípios catarinenses e coleção de periódicos (jornais). O conjunto de coleção forma um patrimônio material e imaterial de cultura histórica de Iraceminha, região e do estado, compilando registros da época colonizatória até nossos dias.

Fonte: Centro de Memórias de Iraceminha – CMIR – Museu Histórico.

Neadite Maria Vivian

Resp. p CMIR.

Endereço: Praça Jorge Lacerda – centro.

CEP: 89891000 – Iraceminha, SC.

Email: memoriairacema@yahoo.com.br

            cultura@iraceminha.sc.gov.br

Telephone: (49) 3665-1435