Ofina é realizada com gestantes do município de Iraceminha.
Durante o mês de setembro , a Assistente Social do Cras de Iraceminha Francieli Oberderfer, juntamente com o grupo de gestantes do município elaboraram a farmacinha do bebê.
Primeiramente Rafaela Da Costa ministrou uma palestra com as gestantes falando da importância de alguns remédios, e da importância das mães não usarem alguns medicamentos durante a gravidez.
O Objetivo da ofina é de que cada mãe elaborasse a caixa para seu filho, para manter os medicamentos separados dos demais remédios da casa. Segundo a assistente social, é interessante providenciar com antecedência determinados produtos de higiene e alguns medicamentos que possam auxiliar os pais nas primeiras semanas de vida do bebê. Mas vale ressaltar que a farmacinha precissa ficar longe do alcance do bebê e de outras crianças da casa, e é essencial que para a compra de medicamentos, é necessário orientação do pediatra, pois nem todos os bebes vão precisar utilizar certos remédios.
De acordo com Rafaela Da Costa, farmacêutica do município, é de suma importância que os medicamentos do bebê estejam separados dos demais medicamentos da casa, pois alguns produtos e acessórios são indispensáveis para a farmacinha do bebê, e é sempre bom te-los próximos, tais como, álcool 70% ou antisséptico para fazer a higiene para a higiene do coto umbical, soro fisiológico para uso nasal ou ocular, termômetro para usar no bebê e outro para a banheira, medicamento antitérmico(inicialmente paracetamol), pomada para prevenção de assaduras.