TRAÇOS, CORES E FORMAS na IDENTIDADE
PROFESSORA: Veridiana Seewald Frei e estagiária Rosane.
TURMA: MATERNAL II- MATUTINO
TEMA: TRABALHANDO A IDENTIDADE
OBJETIVO:Desenvolver atividades que envolvam a identidade das crianças utilizando as cantigas infantis, bem como interagir com as cores, os traços e as formas.
JUSTIFICATIVA:
Toda a atividade para ser prazerosa precisa envolver a criança em todo o contexto educacional, especialmente quando as crianças são bem pequenas( segundo a BNCC, de 01 ano e 7 meses à 3 anos e 11 meses).
Assim, a professora Veridiana desenvolveu uma atividade utilizando a Cantiga Infantil ( “Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar, eu tirava a …………..do fundo mar”). Ao cantar, as crianças desenvolvem a oralidade e a expressão gestual e corporal, bem como, o reconhecimento da sua identidade e também da identidade dos coleguinhas.
Em seguida, a professora construiu uma pintura de um peixinho utilizando as mãozinhas das crianças, com diversas cores, construindo assim, diversos traços e proporcionando a participação das crianças no desenvolvimento da atividade.
REFERÊNCIA
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil.(BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 15.mar.2019.