MATERNAL III e PRÉ I- MATUTINO TEM AULA PRÁTICA SOBRE AS CORES

PROFESSORAS: Marlei Puntel Tumelero e Ivana Becker, estagiária Jaqueline.

TURMA: MATERNAL III e PRÉ I-MATUTINO

DATA: 10 e 11 de abril de 2019

TEMA: Identificando as cores

 

OBJETIVO: Identificar, reconhecer e nomear as cores, uma vez que, se proporciona as crianças conhecimento de mundo, verificando a existências dos saberes em nossa realidade.

  • Desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração e interpretação;

  • Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);

  • Trabalhar a linguagem oral e escrita, bem como aprimorar o trabalho e o respeito nas atividades em equipe.

 

JUSTIFICATIVA:

A aula no Maternal III e Pré I, dia 10 de abril, foi regada de muita criatividade e expectativa para realizar o trabalho das cores. Para desenvolver a atividade, as professoras Ivana e Marlei reuniram as duas turminhas para dialogar sobre os tipos de cores.

Em seguida, uma aula prática utilizando as cores da gelatina foi desenvolvida para as crianças ver a magia das cores, que passaram da cor branca para a verde, azul, laranja, amarela, vermelha e roxa. Todo o processo de realização da gelatina foi desenvolvido pelas professoras, mas, com a participação oral das crianças em todos os momentos.

O intuito da atividade é proporcionar as crianças também o desenvolvimento dos cinco sentidos, uma vez que: sentimos o arroma(olfato), ouvimos as explicações(audição), observamos o processo de fazer a gelatina( visão), manuseamos as caixinhas e potinhos de gelatina(tato) e provamos os sabores de gelatina(paladar).

Também as professoras contaram a história infantil “Elmer:o elefante xadrez”, que salientou novamente a existência das cores, pois o elefantinho era todo colorido. Assim, a contação de histórias contribui para afloraa a imaginação e concentração das crianças. Cada criança também coloriu e fez colagem para a construção do seu próprio elefantinho colorido, englobando o maior número de cores possíveis.

Também realizou-se brincadeiras com as crianças de caça as cores, elefantinho colorido, questionamentos sobre as cores e suas relações com o cotidiano. Para tanto, observou-se que as crianças tem muitos conhecimentos prévios e realizam inúmeras associações de vivências cotidianas com as cores.

No dia 11 de abril, as crianças chegaram na escola muito entusiasmadas para descobrir e fazer a degustação das “gelatinas de cores”, uma vez que no dia anterior realizaram toda a experiência de produção. Nesse dia, as crianças e as professoras dialogaram sobre os sabores e as cores realizando uma troca de saberes muito produtiva (por exemplo: amarelo/abacaxi, laranja/laranja, vermelho/morango, etc).

 

NO MATERNAL III E NO PRÉ I,

AS CORES NÓS VAMOS APRENDER.

TODOS OS DIAS TEM SABER…

TEM MUITA ALEGRIA DE CONVIVER…

 

Com certeza, essas aulas foram prazerosas e marcaram o processo de ensino e aprendizagem de cada criança do Maternal III e Pré I- Matutino, consequentemente das professoras.