PRÉ I REALIZA ATIVIDADES DE PÁSCOA

PROFESSORA: Solange Bertoldo Bulegon

TURMA: PRÉ I- VESPERTINO

DATA: 08 á 12 de abril de 2019.

TEMA: PÁSCOA

 

OBJETIVO:Recriar situações pedagógicas relacionadas as vivências de ovos de chocolate, e valores como a partilha, o respeito, o carinho, a paz.

 

JUSTIFICATIVA:

A cultura de Páscoa está presente nos contextos familiares, para tanto a professora Solange construiu aulas com inúmeras atividades relacionadas a esse tema. Através de diálogos com as crianças para averiguar e socializar seus saberes culturais sobre a Páscoa percebeu-se como está presente esse tema na vida das crianças.

Assim, a professora realizou a contação de história e também através de vídeo do “O Coelho que não era de Páscoa” de Ruth Rocha e do “Coelho Vivinho”. A magia da contação de história proporciona as crianças incríveis momentos de imaginação e de concentração. Após esse momento, os questionamentos realizados as crianças sempre são momentos riquíssimos. Assim, reafirma-se o Campo das Experiências da “escuta, da fala, do pensamento e da imaginação” através de toda essa metodologia adotada para a contação de histórias.

Juntamente com toda a turma a professora realizou um momento fantástico de produção de Ovos de Chocolate. Nesse momento, dialogou-se com a turma a fim de observar os ingredientes e o processo de como fazer os ovos de chocolate, dessa forma todas as crianças participaram no momento de confeccionar os ovos. Após isso, houve a degustação dos ovos de chocolate. No entanto, a professora lembrou as crianças da importância da alimentação saudável, e de não exagerar no momento de comer chocolates.

Durante as atividades dessa semana, houve muita reflexão sobre os valores que cultivamos no nosso dia a dia, e salientou-se a importância da família, dos espaços educativos e outros lugares, onde deve prevalecer o amor, a partilha, o respeito, o carinho, o diálogo e a paz.

A BNCC (2018 , p.36) argumenta que “conhecer-se e construir sua identidade pessoal , social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si de seus grupos de pertencimento[…]” são importantes para a construção do processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Assim, ao abordar esse momento especial e encantado envolvendo os ovos de chocolate e toda a sua história cultural se respeita a identidade das crianças cultivam essas vivências, e vice-versa.

 

REFERÊNCIA

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil.(BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 15.mar.2019.