CULTURA JUNINA FOI FRUTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

No Universo da Educação Infantil as práticas pedagógicas são sempre enriquecedoras, e por isso, o objetivo principal era desenvolver atividades pedagógicas que contemplem a cultura das festas juninas, a fim, de socializar saberes e valores, bem como, ampliar o universo das linguagens trabalhadas na Educação Infantil.

         Assim, ao contextualizarmos a cultura junina, nas turmas de Maternal III, Pré I e Pré II, obtivemos inúmeras atividades, desde produções, confecção de cartaz com personagens juninos e com ilustração a versos de cantigas, contação de histórias, confecção de bandeirinhas ou balão, estudo de parlendas e cantigas infantis, pinturas, recortes e colagens, jogos, brincadeiras, dentre outras.

         Nas brincadeiras juninas podemos enfatizar o desenvolvimento nas turmas, de: Achei o meu par de sapatos; passa o chapéu; pula a fogueira; bola na lata; pesca com peneira, dança dos pezinhos; corrida de sapatos; estoura balões; jogo da memória, entre outras…

         Portanto, podemos considerar que todas essas atividades contribuíram para desenvolver a linguagem oral e escrita, estimular a criatividade e a imaginação através de atividades relacionadas ao tema, propiciar as crianças a participação e o entretenimento em brincadeiras juninas, assim como, promover a aprendizagem e o desenvolvimento integral.