O SABER FOLCLÓRICO NO ESPAÇO INFANTIL

Entre os dias 12 de agosto e 30 de agosto de 2019, a Educação Infantil explorou os conhecimentos sobre “O saber folclórico…”. Xavier já nos apontava que “Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou”. Levando em consideração, a forma de pensar, intergir, agir, conviver, crer, sentir dos povos, bem como os saberes oriundos de suas culturas pensou-se e realizou-se práticas pedagógicas do Folclore desde o Maternal I ao Pré II.

 

Priorizando a Base Nacional Comum Curricular, e os Cinco Campos de Experiências elencou-se e construiu-se com as crianças inúmeras atividades, como:

 

O EU, O OUTRO E NÓS: O que é Folclore? Crenças/cultura/valores.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS: Cantigas de roda; Brincadeiras tradicionais;

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS: Lenda(Saci-pererê, Curupira, Iara, Boto Cor-de-Rosa, Boitatá), carimbo com as mãos, trabalho com massinha de modelar, utilização de materiais recicláveis,…

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO: Parlendas; Trava-línguas; Adivinhas. Contação de histórias com livros e fantoches, construção de acessórios pedagógicos, como máscaras, vestimentas,..

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES: Numerais, relação lenda x realidade;

 

Podemos enfatizar que a dedicação de todos os profissionais em relação a busca de conhecimentos e elaboração de atividades dinâmicas e especiais para encantar as crianças nesse universo da educação infantil, onde a criatividade, imaginação e fantasia andam juntos para efetivar o processo de ensino e aprendizagem.

 

REFERÊNCIA

BRASIL. Diretrizes Curriculares Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013, 562p.

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil.(BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 15.mar.2019.

FRIEDMANN, Adriana. O brincar na Educação Infantil: observação, adequação e inclusão. São Paulo: Moderna, 2012.