Iraceminha em alerta contra o Aedes aegypti

O ano recém começou, mas os problemas com relação ao mosquito Aedes aegypti já vem sendo registrados em Iraceminha. Fato que coloca toda equipe da Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Endemias e Vigilância Sanitária, e o Governo Municipal em alerta, pois o risco para uma epidemia é alto.

Conforme os dados do Setor de Endemias, somente no período de 1º a 30 de janeiro deste ano foram confirmados 27 focos do mosquito Aedes aegypti. Os focos foram encontrados principalmente em armadilhas, pontos estratégicos e através do Levantamento de Índice Amostral (LIA), realizado em residências, terrenos baldios e comércios.

De acordo com o agente de Endemias, Luan Fernando De Marco, e a fiscal de Vigilância Sanitária, Alesandra Rozanski, os focos deste ano já superaram os índices deste mesmo período em anos anteriores. Os dados registrados junto à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) apontam que no mês de janeiro de 2024 foram registrados 15 focos; em 2023, seis focos; e em 2022, neste mesmo período, não houveram focos, porém, o município registrou uma epidemia por Aedes aegypti.

Além disso, outro dado preocupante ressaltado pelos profissionais é em relação ao alerta emitido para toda região, uma vez que Paraná e Paraguai estão enfrentando uma epidemia por Chikungunya – doença que também é transmitida pelo Aedes aegypti.

Faça sua parte diariamente

É por estes dados preocupantes que a Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Endemias e a Vigilância Sanitária, enfatizam a necessidade de a população fazer a sua parte nos cuidados diários.

  • Pneus velhos devem estar armazenados em local seco;
  • Limpe diariamente potes de água e comida dos animais;
  • Evite pratos nos vasos de flores;
  • Cuidado com a utilização de lonas na cobertura de lenha ou na construção civil;
  • Descarte o lixo de forma correta, armazenando-o em local apropriado;
  • Evite levar flores com embalagens que acumulem água nos cemitérios.

Cabe ressaltar que o Setor de Endemias fornece telas milimétricas para a vedação do ladrão e caixas d’água. A equipe ainda faz o tratamento de oito cisternas e realiza periodicamente ações conjuntas de orientação. Iraceminha contra o Aedes aegypti é uma ação que depende de todos, faça sua parte e dedique alguns minutos do seu dia para vistoriar seu imóvel e arredores. Estas ações farão toda a diferença!