Secretaria da Saúde realiza palestras sobre HPV
Neste mês de março a Secretaria da Saúde realizará palestras sobre o Papilomavírus Humano (HPV), nas escolas da rede de ensino.
Os eventos são direcionados as alunas da faixa etária de 11 à 13 anos e suas mães. De acordo com a responsável pela sala de vacinas da Unidade Básica de Saúde Central, Alda DE Marco, o primeiro evento acontece neste sábado (15) às 13h:45 no colégio do distrito de São José do Laranjal, dia 18 de março acontece na Linha Biguá às 13h:30, no colégio, no mesmo horário, no dia 20 de março também no colégio em Iraceminha, acontece a terceira palestra.
Segundo Alda, para as alunas do Biguá e Iraceminha a vacinação é no mesmo dia da palestra e para as do distrito a vacinação será durante a próxima semana.
O hpv é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista-de-galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST).
Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV, alguns deles podendo causar câncer, principalmente do colo de útero e do ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é comum e nem sempre resulta em câncer.
O exame de prevenção do câncer ginecológico, o papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres. Agora o governo federal está oferecendo gratuitamente na rede pública de saúde a vacina contra esse vírus, quando adquirida de forma particular pode ultrapassa ao valor de R$ 1 mil.
De acordo com o ministro Arthur Chioro, quem se vacinar neste ano precisa tomar a segunda dose daqui a seis meses e tomar reforço daqui a 5 anos.