Iraceminha comemora semana farroupilha com festejos

Iraceminha comemora semana farroupilha com festejos

Evidenciando o tradicionalismo gaúcho no município, várias são as comemorações em virtude da Semana Farroupilha, que é comemorada do dia 07 ao dia 20 de setembro desde a época da Revolução Farroupilha, considerada a mais longa revolução da história do brasil.

Em iraceminha o evento é organizado pelos tradicionalistas do município, CTG Herança Nativa, Piquete de Laçadores Hencilha Campeira, com apoio do municipio e acontece nos dias 13 à 19. Teve início no dia (13) domingo às 9h30 abertura da programação, com hasteamento das bandeiras pelas autoridades do município, entre elas prefeito municipal Bruno Roberto Pan, vice-prefeito Jéri Luiz Tumelero, presidente do piquete de laçadores Claúdio Stefani, patrão do CTG Navilho Beneli e presidente da câmara de vereadores Evandro Cézar Rosanski, seguido de missa crioula e almoço à base de churrasco e acompanhamentos.

Pela parte da tarde ocorreu apresentação da invernada artística e mirim do CTG Herança Nativa e apresentações de talentos locais, com músicas gaúchas e moda de viola.

Nos demais dias serão servidos almoços com cardápios variados. Os valores dos almoços durante a Semana Farroupilha são de R$11. Os interessados em almoçar deverão fazer suas reservas até as 10h. Para encerrar as comemorações gaúchas haverá jantar no dia(19) seguido de danças.

Na vida humana, a sociedade mais que o indivíduo constitui a principal força na luta pela existência. Mas, para que o grupo social funcione como unidade, é necessário que os indivíduos que o compõem possuam modos de agir e de pensar coletivamente. Isto é conseguido através da “herança social” ou da “cultura”. Graças à cultura comum, os membros de uma sociedade possuem a unidade psicológica que lhes permite viverem em conjunto, com um mínimo de confusão.

A cultura gaúcha, assim, tem por finalidade adaptar o indivíduo não só ao seu ambiente natural, mas também ao seu lugar na sociedade. Toda a cultura inclui uma série de técnicas que ensinam ao indivíduo, desde a infância, a maneira como comportar-se na vida grupal. E graças à Tradição, essa cultura se transmite de uma geração a outra, capacitando sempre os novos indivíduos a uma pronta integração na vida em sociedade.