Vandalismo
Na segunda-feira, dia 02 de Outubro de 2017, o Município de Iraceminha amanheceu com uma triste imagem pelas calçadas das vias públicas. Mais uma vez foi registrado ato de vandalismo na Rua Dona Paulina em frente a Prefeitura.
Haviam sido adquiridas 120 mudas de canela e 30 mudas de extremosa. Estas foram plantadas pelos agentes de manutenção e conservação nas duas primeiras semanas de Setembro.
Só em frente à Prefeitura foram danificadas 15 árvores de canela.
Conforme Lei 9.605/1998 Art. 49. Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia:
Pena – detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
A Secretaria de Administração e Agricultura alerta para a população ter mais cuidado e conscientização e comunica que as árvores serão replantadas.
“Tudo o que é oferecido pelo serviço público sai do bolso do próprio usuário, que paga impostos e contribui para a construção do bem comum. As árvores são fatores determinantes para o equilíbrio da temperatura, para a diminuição dos ruídos e da poluição atmosférica, apresentando papel dispersador de poluentes e absorvedor de ruídos urbanos. Suas raízes servem como assimiladoras de água, diminuindo, portanto, o volume direcionado para os corpos d’água, contribuindo com a diminuição de casos de enchentes, além de funcionar como elemento paisagístico, embelezando a cidade.” salienta Joacir Carlos Bertoldo – Secretário da Agricultura e Meio Ambiente.