PRÉ II TEM ATIVIDADES DE ACOLHIDA DIÁRIA
PROFESSORA: Sandra Zanella e Odete Bertotti Pasqualotto
TURMA: PRÉ II- MATUTINO
DATA: Diariamente
TEMA: ACOLHIDA
OBJETIVO:Organizar diariamente atividades de rotina que envolvam as crianças utilizando diferentes estratégias de aprendizagem.
JUSTIFICATIVA:
Realizar atividades que explorem as possibilidades de construção de ensino e aprendizagem através da rotina diária é maravilhoso e encantador para qualquer turma da Educação Infantil.
A acolhida realizada no Pré II envolve vários momentos, como: os cumprimentos, o diálogo inicial, a chamadinha do nome cada crianças ( nesse momento as crianças e as professoras chamam todas as crianças e fazem gestos para cada VOGAL (a, e, i, o, u)d o nome da criança e posteriormente a criança vai até a chamadinha e coloca o seu nome no cartaz), o ajudante do dia e a identificação no calendário, do mês, da semana e do dia.
Gomes, Montenegro, Ranieri e Reame(2012, p.25) argumentam que “atividades de rotina: chamada, exploração do quadro de presença, escolha do ajudante do dia, planejamento das atividades do dia e construção de calendários” colaboram no processo de exploração de ideias matemáticas. Nesse intuito, há nas entrelinhas muitos conhecimentos que estão sendo construídos que contribuem no desenvolvimento cognitivo das crianças.
REFERÊNCIA
GOMES, Liliane. MONTENEGRO, Priscila. RANIERI, Anna Claudia. REAME, Eliane. Matemática no dia a dia da Educação Infantil: Rodas, cantos, brincadeiras e histórias. São Paulo: Saraiva, 2012.