CIRCUITOS MOTORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFESSORA: Ana Claudia Biasoli

TURMA: MATERNAL II e PRÉ II VESPERTINO, e PRÉ II-MATUTINO

TEMA: ATIVIDADES LÚDICAS

OBJETIVO:Desenvolver a coordenação motora fina e ampla, bem como o equilíbrio contribuindo para o desenvolvimento das crianças.

 

JUSTIFICATIVA:

Ao longo do seu desenvolvimento as crianças vão estabelecendo relações com o corpo, como o outro e com o mundo e com as situações que acontecem ao seu redor. Dessa forma, antes dos primeiros aprendizados o corpo da criança precisa estar organizado e estruturado no tempo e no espaço.

Então, as crianças desenvolvem seus movimentos amplos e básicos que são: correr, pular, saltar, além desses, as atividades que envolvem movimentos ajudam no processo para a aprendizagem, como escrever, pintar, desenhar, recortar, amassar.

A BNCC (2018, p.45) salienta no Campos das Experiências (CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS) que é importante “explorar formas de deslocamento no espaço, como pular, saltar, dançar, combinando movimentos e seguindo orientações”.

Para isso acontecer, os circuitos motores que são desenvolvidos na Educação Infantil são de tamanha importância, não só para o desenvolvimento momentâneo, mas também para a longo prazo.

REFERÊNCIA

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil.(BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 15.mar.2019.