CANTANDO E BRINCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFESSORA: Professora Margarete Wojinski e estagiárias

TURMA: Maternal III( Matutino e Vespertino), Pré I( Matutino e Vespertino), Maternal I e II( Vespertino)

 

DATA: 09 e 10 de abril de 2019.

TEMA: Cantar e brincar- “acorda coelho’.

 

OBJETIVO:Instigar as crianças a desenvolver a expressão oral e corporal, bem como, se divertir através da música e do movimento.

 

JUSTIFICATIVA:

Nas aulas de Música e Movimento, a professora Margarete realizou aulas encantadoras envolvendo a cantiga infantil “Acorda Coelho”. As crianças cantaram, dançaram e se divertiram muito realizando movimentos e observando as orientações da música.

Esses momentos criativos desenvolvidos em sala de aula proporcionam as crianças formas de expressão diversificadas, como de sentimentos, sensações, emoções.

Também durante a aula, a professora dialogou com as crianças sobre a “História das pegadas dos coelhos” que estava no tapete. Assim, aflorou-se a imaginação das crianças, pois as pegadas marrons eram de chocolate, as vermelhas eram de tinta, etc.

Realizar esse momento de roda de conversa com as crianças para socializar seus conhecimentos prévios e questioná-las sobre as situações vivenciadas, contribui muito para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil ( 1998, p.45) aponta que “a música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio”.

Dessa forma, a dinâmica do “Acorda coelho” apresentava momentos de observar atenciosamente os movimentos, a melodia da música, bem com a realização dos momentos de silêncio e do retornar a expressão corporal. Portanto, a Educação Infantil deve promover sempre a interação lúdica entre as crianças a fim de promover o desenvolvimento integral das crianças.

 

REFERÊNCIA

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.