EDUCAÇÃO INFANTIL REALIZA PARADA PEDAGÓGICA
Construir momentos de estudos, interação e troca de conhecimentos é fundamental para a construção do processo de ensino e aprendizagem, por isso, nesse dia 30 de abril de 2019, realizou-se a Parada Pedagógica na Educação Infantil, orientada pela Diretora Patrícia Andréa Rauber Knorst, e com a participação dos professores e estagiárias do Centro de Educação Infantil Pró-Infância Mônica, professores do Pré-Escolar Criança Sorriso da Linha Biguá e os professores do Pré-Escolar As Estrelinhas de São José do Laranjal. Agradecemos também o empenho e a dedicação da Secretária da Educação Silvane Elenir Schubert Pasqualotto por todo o apoio e incentivo nas atividades desenvolvidas com os professores e com as crianças.
Inicialmente, realizou-se uma dinâmica de meditação e reflexão organizada professora Ivana Becker e posteriormente, dialogou-se com o grupo de professores sobre a importância da vida e do cuidar de nós mesmos enquanto seres humanos. Em seguida, realizamos uma avaliação das atividades de Páscoa e do processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil até o presente momento.
A Parada Pedagógica teve como objetivo principal a continuidade dos estudos e socialização de conhecimentos dos Campos de Experiências( O Eu, o Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações) previstos na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. O estudo e debate foi organizado por grupo, onde os professores estudaram e socializaram uma atividade pedagógica referente à aquele Campo de Experiência para todo o grupo de professores.
Durante a Parada Pedagógica realizou-se um momento para realizar a continuidade do planejamento do primeiro trimestre, dando ênfase a família ( mãe). Nesse sentido, dialogamos sobre a importância da acolhida diária da criança em sala de aula, uma vez que é importante diversificar e inovar as metodologias de acolhida das crianças, haja vista a importância de dialogar, cuidar, dar atenção e carinho. Nesse momento, houve a troca de saberes e experiências entre os professores com exemplos de acolhidas diárias.
Em continuidade, realizamos a confecção da Caixa Musical em cada turma da Educação Infantil, com diversas cantigas infantis com o objetivo de oportunizar as crianças momentos lúdicos através do desenvolvimento da oralidade, da expressão corporal, gestual e facial proporcionado pela utilização das cantigas infantis. Além desse objetivo, apresentou-se aos professores e estagiárias algumas possibilidades de ensino e aprendizagem como a utilização da Caixa Musical a partir de cada Campo de Experiência previsto pela BNCC.
Parafraseando um autor, refletimos a seguinte frase: “ NUNCA PERCA O ENTUSIASMO PARA ENSINAR E APRENDER…….A CRIANÇA QUE VOCÊ FOI UM DIA, COM CERTEZA, PRECISA TER ORGULHO DA PROFESSORA QUE VOCÊ É HOJE NA EDUCAÇÃO INFANTIL”. Por isso, na Educação Infantil, nunca podemos perder o brilho, o entusiasmo, a alegria para ensinar e aprender com as crianças, visto que, a primeira infância marca a história, e é a primeira etapa da formação integral de cada criança.
REFERÊNCIA
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil.(BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 15.mar.2019.