CAIXA MUSICAL É SUCESSO NAS AULAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A proposta pedagógica elaborada, criada e construída na Parada Pedagógica dos professores da Educação Infantil está fazendo sucesso nas aulas de todas as turmas da Educação Infantil, pois, com a Caixa Musical é possível trabalhar inúmeras habilidades das crianças.

A utilização da Caixa Musical com diversas músicas dentro dela. O principal objetivo oportunizar as crianças momentos lúdicos através do desenvolvimento da oralidade, da expressão corporal, gestual e facial proporcionado pela utilização das cantigas infantis.

A partir da Base Nacional Comum Curricular (20180 podemos salientar que é possível realizar a exploração pedagógica em cada Campo de Experiência, como:

 

* O EU, O OUTRO E NÓS: Instigar as crianças a construir/descobrir e desenvolver a oralidade através da interação com entre a turma.

– Valorizar a participação de cada criança no desenvolvimento da atividade.

– Ampliar as formas de comunicação.

 

* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS: Explorar o universo cultural e social das crianças através das cantigas populares, bem como promover a oportunidade para as crianças desenvolver expressões a partir da música/cantiga cantada.

 

* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS: Possibilitar a criança a oportunidade em retirar da caixa musical um ‘desenho’ que contenha uma música, assim ocorrerá o processo de observação das imagens, dos traços, cores e formas e será instigado a socializar a apresentação musical.

 

 

* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO; Promover a interação didático-pedagógico entre o professor e a criança, através da manifestação oral e áudio/visual da criança.

– Incentivar o momento da fala e da escuta.

– Imaginar a cantiga infantil através da imagem retirada da caixa musical, incentivando as crianças a cantar mais músicas com aquela imagem do que a relatada.

– Conhecer diversificados ritmos/repertório musical.

 

* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES: Desenvolver um diálogo com as crianças sobre o tempo e o espaço, situando-as a partir da musicalidade, onde vivem e convivem os personagens descritos na cantiga.

– Demonstrar as crianças as possibilidade de contar e recontar as quantidades descritas nas cantigas, ou na quantidade cantigas cantadas pela turma em um determinado dia.

– Observar e promover a ampliação dos conhecimentos de mundo físico e imaginário das crianças.

 

Assim, as observou-se que ao trabalhar com a Caixa Musical em sala de aula as crianças, desenvolviam uma grande expectativa para descobrir qual era a música seria tirada da caixa e posteriormente, cantada pela turma. Nessa perspectiva, também as crianças ficam ansiosas para ser o momento em que elas vão retirar da caixa um cd com a música estampada, pois, assim desenvolve-se a autonomia da criança, em uma atividade coletiva.

Parabenizar os professores pela dedicação no desenvolvimento da atividade proposta e que atingiu êxito no processo de ensino e aprendizagem de todas as turmas, desde o Maternal I até o Pré II.

 

REFERÊNCIAS

 

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil.(BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 15.mar.2019.