MATERNAL III TEM DIVERSAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PRÁTICAS

PROFESSORA: Marlei Puntel Tumeleiro e estagiária Jaqueline.


TURMA: Maternal III-MATUTINO


DATA: 03 de junho à 13 de junho


TEMA: MEIO AMBIENTE: Espaço, Tempo, Quantidades, Relações e Transformações..


OBJETIVO: Desenvolver atividades pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento das crianças a partir da contação de histórias e com experiências práticas com o Meio Ambiente.


DESENVOLVIMENTO E JUSTIFICATIVA:
    A turma do Maternal III é maravilhosa, dedicada e adora uma contação de histórias. Por isso, a professora Marlei iniciou a temática envolvendo o Meio Ambiente contando a história “João e o pé -de -feijão”, instigando as crianças a refletir, observar e imaginar o que acontecia no espaço e tempo com aqueles personagens. As crianças realizaram inúmeros relatos sobre os feijões e a magia do pé-de-feijão crescer tão rápido para além dos pés comuns de feijão. Também dialogou-se com as crianças sobre o nome próprio JOÃO, haja vista que o Maternal III, tem 2 coleguinhas com esse nome: JOÃO LUCAS E JOÃO MIGUEL; por isso reafirmou-se com as crianças que o João da história é um personagem de conto infantil e os coleguinhas fazem parte do cotidiano e da história  de uma família e também da turminha do Maternal III.
    A professora Marlei questionou as crianças sobre: Quem gosta de comer feijão? Que cor eles tem? Quem já plantou um grão de feijão? Como é um pé de feijão? O que precisamos fazer para plantar um grão de feijão? Quantos feijões tem dentro de uma bagem? Diante desse diálogo, as crianças como são espontâneas,  socializaram suas opiniões mas, outras ficaram muito pensativas.
Em seguida, a professora convidou a turma para plantar os grãos de feijão. Por isso, cada criança recebeu um recipiente com seu nome, e com o auxílio da professora e da estagiária plantaram um pé-de-feijão para cada criança. Nesse momento, houve novamente uma conversa sobre o Meio Ambiente e de onde vem a terra em que as plantas nascem e crescem.
 Desse modo, diariamente a turma acompanha a necessidade de água e luz para averiguar se de fato vão nascer os grãos de feijão. Assim,  para as crianças, tudo é uma grande expectativa, uma descoberta, um processo de construção. A BNCC(2018, p.49) prevê que um dos objetivos de aprendizagem no Campo de Experiências “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações) é “observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais(luz solar, vento, chuva, terra, etc..)”.









                                               

              Fotografia : Após 06 dias de plantio, começaram a nascer os feijões.

A fim, de incentivar as crianças no processo de reconhecimento dos números e quantificação de objetos, incentivou-se as crianças a contar quantos pés- de – feijão foram plantados, uma vez que se estabeleceu a relação de um pé-de-feijão para cada criança da turma. A BNCC ( 2018, p.50) aponta que as crianças dessa faixa etária podem “registrar com números a quantidade de objetos da mesma natureza”. Por isso, a turminha do Maternal III está realizando na prática essa atividade pedagógica tão importante com os numerais.
Diante das atividades já realizadas, a turminha reforçou os trabalhos com os numerais em uma atividade prática de ‘plantar’ grãos de feijão de faz-de-conta na sala de aula com objetos a fim, de estimular as crianças a aprendizagem nas noções de quantidade.
    Também em reflexão e aprendizagem sobre o Meio Ambiente, a turma do Maternal III, juntamente com a professora Marlei e a professora Jaqueline plantaram alpiste em casquinhas de ovos, a fim também de averiguar o nascimento e crescimento dessa plantinha, que ser de alimento para os pássaros. E devagar, começam a nascer as primeiras plantinhas. Sobre o Meio Ambiente também realizou-se atividades de registro com desenho dessas práticas desenvolvidas, bem como pintura de imagens alusivas a temática.

    





                Fotografia 02: Um lugarzinho para nascer os alpistes.

    Na Educação Infantil, há um universo de experiências e vivências, como essas desenvolvidas no Maternal III, que são frutos de muitos conhecimentos, e a partir da simplicidade de cada criança percebe-se como se consolida o processo de ensino e aprendizagem.
REFERÊNCIA
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil.(BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov. br/wp-content/ uploads /2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 15.mar.2019.