EDUCAÇÃO INFANTIL REALIZA PLANEJAMENTO
Vivenciar, repensar, planejar e organizar a prática pedagógica na Educação Infantil é uma necessidade obrigatória, por isso, no dia 23 de julho de 2019, a direção, professores e estagiárias do Centro de Educação Infantil Pró-Infância Mônica, Pré-Escolar “As Estrelinhas” e Pré-Escolar “Criança Sorriso” se reuniram para realizar a continuidade dos Planejamentos do 2º Trimestre.
Inicialmente, com as boas-vindas e mensagem da diretora Patrícia Andréa Rauber Knorst realizou-se um momento de interação, diálogo e motivação entre aproximadamente 30 profissionais da Educação Infantil, e também estendeu os cumprimentos da Secretária da Educação Silvane Schubert Pasqualotto. Posteriormente, com uma breve socialização da pauta do dia, apontou-se o cronograma das próximas atividades pedagógicas a serem desenvolvidas no decorrer das próximas semanas até o final do segundo trimestre(09/09/2019).
Para tanto, houve o planejamento para o início da volta às aulas após o recesso escolar em grupos. Dessa forma, cada grupo socializou práticas pedagógicas para as turmas do Maternal e também para os Pré. Socialização essa, de suma importância, pois, ao compartilhar as experiências e os conhecimentos, os professores e estagiárias acabam construindo novas possibilidades de ensino e aprendizagem no seu contexto escolar.
Durante esse dia, também realizou-se o Planejamento a partir da contextualização da Família: com um olhar para os pais ( levando em consideração a realidade de cada turma e das possibilidades da realização de planejamento com a utilização de histórias, cantigas e artes.
Logo após, realizou-se planejamento sobre os saberes folclóricos, uma vez que, há um conjunto amplo das maneiras de pensar, agir, acreditar e sentir do povo, ou seja das diversas culturas de nossa sociedade. Nesse contexto do folclore elaborou-se atividades pedagógicas práticas e teóricas (portfólio) envolvendo os 05 Campos de Experiências previstos na Base Nacional Comum Curricular.
Planejar é uma prática pedagógica fundamental para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, e quando se faz em equipe, os objetivos se multiplicam e são um grande sucesso.