ENCANTAMENTO E LUDICIDADE NO MATERNAL III
PROFESSORA: Clair Bolfe Tumeleiro e estagiária Jaqueline
TURMA: MATERNAL III-MATUTINO
DATA: 26 de agosto à 06 de setembro
TEMA: Espaço, tempo e história.
OBJETIVO: Contextualizar de maneira lúdica, através de cantigas, atividades pedagógicas e contação de histórias na turma do Maternal III.
DESENVOLVIMENTO
A professora Clair iniciou os trabalhos em 26 de agosto de 2019, com a cantiga infantil “ Marcha Soldado”, salientando o tema abordado na cantiga, e que também cada criança levaria para casa alguns versos para cantar em família e dialogar sobre a Pátria.
Com o auxilio da professora e da estagiária as crianças confeccionaram um chapéu de jornal para dramatizar a cantiga. As crianças pintaram o jornal inicialmente, interagiram e desenvolvendo suas habilidades com os traços e as cores.
Em seguida, a professora contou a história “ O Chapéu de Papel”, onde viajou-se pelo mundo da imaginação. A turminha confeccionou um chapéu de soldadinho em verde, enfatizando as cores.
Algumas atividades pedagógicas enfatizaram as partes da bandeira do Brasil e suas cores(verde, amarelo, azul e branco). Para observar e estudar as cores, a professora apresentou para as crianças um copo com miçangas coloridas comestíveis. Nesse momento, explorou-se muito a oralidade com as crianças: Que cores? Qual o formato? Quantidade? O que lembra?
O trabalho com a massinha de modelar foi primordial para reforçar as cores já conhecidas e também as novas cores.
Outra história explorada com a turma do Maternal III foi “O morango”. Uma bela história que foi modificado, onde um ratinho não dividia o morango e agora ele divide, assim enfatizou-se com as crianças a importância de dividir. E com máscaras de morango, incentivamos as crianças a interpretar a história.
Além dessas atividades pedagógicas, desenvolvemos brincadeiras de roda, a fim de valorizar e incentivar o desenvolvimento das crianças, bem como o gosto pelo espaço escolar. Assim, também construiu-se com as crianças um tambor com materiais recicláveis, para aprimorar a questão do som e das habilidades motoras.
Dessa forma, podemos enfatizar o encantamento e a alegria das crianças em todas as atividades desenvolvidas.
REFERÊNCIA
BRASIL. Diretrizes Curriculares Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013, 562p.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil.(BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 15.mar.2019.
FRIEDMANN, Adriana. O brincar na Educação Infantil: observação, adequação e inclusão. São Paulo: Moderna, 2012.