Ouvidoria
A ouvidoria pública, canal de comunicação entre o cidadão e o Prefeitura, permite o alcance de diversos objetivos sociais, viabilizar o controle social da qualidade dos serviços públicos e possibilitar ao gestor a formação de diagnósticos, para a ação qualitativa na melhoria da prestação dos serviços. Assim, compreende-se ouvidoria como importante meio pelo qual o cidadão participa de forma efetiva da gestão pública, na esfera municipal.
A ouvidoria atua em prol da administração e do cidadão, atendendo solicitações de servidores, desempenhando o controle social de forma preventiva e corretiva, mediando a solução de conflitos interpessoais. A Ouvidoria também deve recomendar a suspensão de práticas arbitrárias ou negligentes e situações de abuso de poder.
A ouvidoria estreita a relação entre o cidadão e as organizações públicas, otimizando a prestação de serviços, fortalecendo, assim, o exercício da cidadania. Ao fornecer informações sobre o trabalho realizado por uma instituição, a ouvidoria possibilita ao cidadão, exemplificativamente: Enumerar falhas, Sinalizar necessidades, Sugerir alternativas, Reafirmar os bons serviços prestados pela instituição.
É importante saber
Como solicitar?
Pela Internet
Tempo de espera para atendimento: ImediatoTempo para conclusão do serviço: 60 Dias
Ouvidoria
https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/SC/IRACEMINHA/Manifestacao/RegistrarManifestacao
Presencialmente
Tempo de espera para atendimento: Ordem de ChagadaTempo para conclusão do serviço: 60 Dias
Controle Interno
ci@iraceminha.sc.gov.br
Rua Dona Paulina, 780, Centro
89891-000
Passo a Passo
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A ouvidoria municipal disponibiliza a manifestação online, no site da prefeitura ou de forma presencial, pelo Responsável pelo controle interno.Legislação relacionada
Órgão / Entidade responsável
- Secretaria de Administração - ADM
Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
- ✭ Portadores de Deficiência
- ✭ Idosos
- ✭ Gestantes e lactantes
- ✭ Pessoas com criança de colo
- ✭ Obesos