Seja um Professor Transformador

Professora de IRACEMINHA recebe certificado entre os 350 trabalhos mais bem avaliados da 1ª edição do prêmio Professor Transformador.

Prêmio professor Transformador nasceu com a missão de reconhecer, valorizar e apoiar os educadores brasileiros que fazem da escola um espaço mais criativo conselho de curadores é composto por um time multidisciplinar de profissionais destacados em suas áreas o prêmio também conta com avaliação de um grupo de “embaixadores da Educação”.

Professora: Maragerte Wojinski formada em Artes e Musicalidade atua na Educação Infantil e séries iniciais na Rede municipal de ensino de Iraceminha.

O projeto Professor Transformador foi realizado no ano de 2019 e teve a orientação da ex-diretora do Educandário Patrícia Andréa Rauber Knorst, sendo que a realização do projeto envolveu várias etapas durante vários meses do ano letivo, envolvendo sempre a parte teórica e a parte prática da Música e do Movimento na Educação Infantil, e priorizando os Campos de Experiência previstos na Base Nacional Comum Curricular, e atualmente, já implantados no Currículo Municipal de Iraceminha.

Sendo assim, o projeto apresentava:

TEMA: Música e Movimento

TURMAS: Maternal III e Pré I( matutino e vespertino)

OBJETIVO: Incentivar as crianças a vivenciar coletivamente os conhecimentos construídos em sala de aula, bem como socializar os saberes culturais, afim de contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo, social, emocional e motor.

JUSTIFICATIVA:

Segundo a BNCC (2018), na Educação Infantil um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento no Campo “Traços, sons, cores e formas” é: “EXPLORAR DIFERENTES FONTES SONORAS E MATERIAIS PARA ACOMPANHAR BRINCADEIRAS CANTADAS, CANÇÕES, MÚSICAS E MELODIAS”.

Nesse intuito, nas aulas de Música e Movimento a professora cantou com as crianças a letra da música “Se essa rua, se essa rua fosse minha, eu mandava, eu mandava, ladrilhar…” e motivou as crianças a desenvolverem a expressão oral e corporal.

Junto com as crianças foi construído uma “RUA” onde as crianças caminharam e cantaram, sentido-se alegres e pertencentes a esse espaço. Para deixar a atividade ainda mais encantadora e bonita cada criança enfeitou um coração com o seu próprio nome e colou no cartaz.

Nesse sentido, enfatizou-se a importância da prática educativa a partir do “Eu, o outro e o nós”, por isso, construímos juntos da ideia de: NOME (Eu e outro) e RUA (Nós). O projeto contou com inúmeras partes como: Diálogo com as crianças sobre a RUA; Relato e interação com as crianças sobre a rua, os cuidados, as observações; Caminhar na RUA em frente ao CEI; Realizar coreografia com a cantiga; Construir um cartaz para simbolizar uma RUA; Confeccionar Num coração com o nome de cada criança para colocar na RUA

Como atual diretora do educandário Odete Bertotti justifico que é de suma importância a realização de atividades com as crianças da Educação Infantil que envolvam os Campos de Experiência, como a professora Margarete Wojinski realizou com essas turmas…..

Imagens e texto: Odete Marlene Bertotti