1º CONCURSO DE POESIA NA ESCOLA
PROFESSORES: IRACI FOLETTO, JANICE POZZER VIZZOTTO, SUZANA BARRO, CLAIR BOLFE TUMELERO, ADRIANA SEIFERRT, MARILDE PROVENZI, INÁCIO SALING, MARILDE PROVENZI.
TURMAS ENVOLVIDAS: 1º ao 5º ano
DURAÇÃO DO PROJETO: 3 MESES
OBJETIVOS:
Aproximação com a linguagem poética, no sentido de familiarizar o aluno com a poesia, para que tenham prazer em ler e ouvir poema e, sobretudo para que se sintam motivados a expor suas emoções, dar liberdade de criar, brincar com as palavras, fluir sua imaginação.
Participaram no evento como jurados:
Secretário de Educação: Jair Valcarenghi
Vereadora: Mari Capelletto
Diretora do Cei Pró Infância Mônica: Silvane E. S. Pasqualotto
Diretora da APAE (Escola Especial): Margarete Marchall
Diretora do Serviço de Convivência: Lara Fraga.
Os alunos ganharam nota de oralidade e desenvoltura na poesia.
Os classificados de cada turma foram:
1º Ano Vespertino
1º Lugar – Nayara Foresti com 95,1 pontos
2º Lugar – Dav Persch, Gustavo Betini, Thiago Pelizon e Arthur Stumm com 90,9 pontos.
3º Lugar – Ana Flávia Lorenzato com 88,6 pontos
2º Ano Matutino
1º Lugar – Arthur T. Bolfe com 91,0 pontos.
2º Ano Vespertino
1º Lugar – Lívia E. S. Togni com 96,8 pontos
2º Lugar – Milena Bonadeo com 95,3 pontos
3º Lugar – Nathalia Szaresk com 92,1 pontos
3º Ano Vespertino
1º Lugar – Anna Dalmolin Tumelero com 97,0 pontos
2º Lugar – Letícia Von Müller com 96.3 pontos
3º Lugar – Érica Sander com 93,7 pontos
4º Ano Vespertino
1º Lugar – Bernardo Scheneider com 96.5 pontos
2º Lugar – Gabriel Monbach com 93,3 pontos
3º Lugar – Ana Paula das Chagas com 92,9
5º Ano Vespertino
1º Lugar – Bianca P.Vizzotto com 94,8 pontos
2º Lugar – Eloisa Floriano com 92,5 pontos
3º Lugar – Amanda Sandrin com 91,5 pontos.
A secretaria de Educação e a direção da Escola Parabeniza a todos que participaram deste projeto e todos são merecedores por terem participado.
Acreditamos, porém, que a escola pode e deve ser um lugar onde a aproximação com a poesia aconteça concretamente, permitindo ao aluno conhecer autores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético, através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética e lhe de condições para que ensaie seus próprios passos em poesia.
Texto: Odete Bertotti