Conferência da Assistência Social promove debate e elege delegados

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), conjuntamente com a Secretaria de Assistência Social, com apoio do Governo Municipal de Iraceminha, promoveu na tarde de quarta-feira (31) a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento teve como local a Câmara de Vereadores e reuniu trabalhadores vinculados ao Poder Público, usuários dos serviços na área da Assistência Social, autoridades e lideranças municipais.

A abertura foi feita pelo presidente do CMAS, Jair Ferreira da Silva, contando ainda com a presença do vice-prefeito, Roberto Foresti. Em suas considerações, eles enfatizaram a importância da participação da comunidade nestes debates, cujo foco são as melhorias nas políticas públicas, que venham ao encontro das necessidades em âmbito local.

No decorrer da tarde a programação contou leitura do regimento interno e palestra com a mestre e doutora em Serviço Social, Iraci de Andrade, que abordou a temática da Conferência “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Além disso, foi aberto espaço de discussão para elencar propostas acerca dos cinco eixos temáticos da Conferência. O eixo 1 referiu-se ao: Financiamento; eixo 2: Controle Social; eixo 3: Articulação entre segmentos: como potencializar a participação social no SUAS; eixo 4: Serviços, projetos e programas: universalização do acesso integrado; e eixo 5: Benefício e transferência de renda.

A partir destas propostas também foram escolhidos os delegados que terão o papel de representar o município na etapa estadual, prevista para outubro, em Florianópolis. Na oportunidade foram escolhidos como representantes do governo: titular Jair Ferreira da Silva e suplente Lovani Linke; trabalhadores do setor: titular Rosilei Balbinot e suplente Adriana Grando Elibio; representantes da sociedade civil – usuários: titular Marli Tereza Horn e suplente Carmem Martins; e representantes de entidades e organizações de Assistência Social: titular Catiane Santin e suplente Haíssa Simara Kunz.