Conselho de Desenvolvimento Regional se reúne em Iraceminha

A 112ª Assembleia Geral Ordinária, correspondente ao mês de outubro, do Conselho de Desenvolvimento Regional, o qual abrange os municípios integrantes da 2ª Secretária de Desenvolvimento Regional (SDR) de Maravilha, acontece em Iraceminha, na manhã desta quarta-feira (06), no Centro de Idosos do município.

A reunião iniciou às 9h:00, e contou com a presença dos conselheiros e prefeitos de cada município, além das autoridades municipais convidadas pela administração de Iraceminha.

A mesa de honra foi formada pelo secretário de desenvolvimento regional, Valci Dal Maso; prefeito de Iraceminha, Bruno Roberto Pan; vice-prefeito de Iraceminha, Jeri Luiz Tumelero e os conselheiros Danir Afonso Chielle e a Veridiana Frey.

O secretário regional fez a abertura oficial, deu as boas vindas e agradeceu as pessoas presente, em seguida passou a palavra para o prefeito anfitrião. A exemplo do secretário regional, Bruno deu as boas vindas e também agradeceu a todos os presentes. “Quero dizer que é uma satisfação, ter o Conselho no nosso município e de coração quero que fiquem a vontade”, disse. Na oportunidade o prefeito anunciou, os talentos da terra, os irmãos cantores da família Grando, da Linha Biguazinho, quando apresentaram duas canções aos presentes.

Seguindo a pauta da Assembleia Ordinária, o coordenador regional de Maravilha da Conferência Nacional de Educação (Conae), Adelir Ademir Von Borstel, expôs primeiramente sobre algumas linhas de bolsas de estudos para universitários e aos que queiram se especializar em pós-graduação, mestrado e doutorado, como os artigos 170 e 171, após reforçou que o objetivo da presença na assembleia era esclarecer sobre os fóruns de educação, tanto municipal, estadual e nacional. Adelir pediu para aos municípios, que ainda não tenham o fórum municipal de educação implantado, que o façam o quanto antes.

O coordenador regional da Defesa Civil, Rogério Golin, falou aos prefeitos e conselheiros, sobre a importância da instalação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPEC), Golin explanou sobre os serviços prestados e objetivos da instituição. Na oportunidade Golin citou os 36 itens que compõem o kit de ajuda, disponibilizado pela Defesa Civil em caso de catástrofes.

O programa Bem-te-vi, que consiste em instalações de câmeras de videomonitoramento nas cidades, foi apresentado pelo, Tenente Rubini do 3º Pelotão da Polícia Militar da Fronteira e pelo delgado da comarca de Maravilha, doutor Wagner Meirelles.

O gerente regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, (Epagri), de Palmitos, Mírcon Frühauf, expôs sobre as licenças ambientais, para agroindustrial familiares.

Nesta assembleia, foi aprovada a ATA da reunião anterior e também os projetos de cada município.

De Iraceminha o conselho aprovou os projetos de uma ensiladeira, avaliada no valor de R$ 17.800,00, um carretão basculante seis toneladas, no valor de R$ 16.000,00, um distribuidor de adubo sólido, com capacidade para 6 toneladas, com avaliação em R$ 19.500,00, e uma classificadora de sementes no valor de R$ 25.000,00.

Para finalizar o prefeito de Iraceminha agradeceu a todos e convidou para a 5ª Expovir que acontece nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2014.