REFORÇANDO ATIVIDADES COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS

PROFESSORA: Sandra Zanella e Odete Bertotti Pasqualotto.

TURMA: PRÉ II- MATUTINO

DATA: Terceira semana/maio de 2019

TEMA: FORMAS GEOMÉTRICAS

 

OBJETIVO:Construir através de atividades práticas representações de espaços através das formas geométricas.

 

JUSTIFICATIVA:

A realização de atividades com as figuras geométricas no PRÉ II é sempre um momento pedagógico importante no Campo das Experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” pois, seus objetivos de aprendizagem e desenvolvimento envolvem também “classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças” ( BNCC, p.49).

Assim, a professora Sandra e a professora Odete desenvolveram atividades práticas e coletivas de desenho, recorte e colagem, bem como de jogos de memória envolvendo as principais figuras geométricas como o quadrado, retângulo, triângulo e círculo.

As figuras geométricas estão muito presentes em nosso cotidiano por isso questionou-se as crianças onde e como podemos encontrá-las. Assim, montagem de figuras como casa, carro, árvores, escola, sol, nuvens, entre outros surgiram nos trabalhos em grupo para representar as figuras geométricas.

Outro ponto relevante e que deve ser trabalhado na Educação Infantil é o trabalho coletivo, pois ao realizar coletivamente uma atividade na turma, as crianças desenvolvem os valores de respeito ao outro, bem como de aprender como o colega, além disso, todos do grupo sentem-se valorizados em suas produções.

 

REFERÊNCIA

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil.(BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum .mec.gov.br/wp-conten t/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 15.mar.2019.