Secretaria da Saúde oferece praticas alternativas para funcionários e população.

A prefeitura municipal de Iraceminha, através da Secretaria de saúde está disponibilizando aos funcionários da saúde e a população em geral, praticas alternativas como ferramentas para auxiliar no bem-estar físico e mental dos usuários.

Está sendo realizado sessões de reiki, reflexologia podal, auriculoterapia, terapia com florais , ginástica laboral e exercícios físicos.

Entendendo as terapias oferecidas:

Reiki é uma terapia natural japonesa que tem por objetivo a redução do estresse e relaxamento que promove a cura. É transmitido através da imposição de mãos. Reiki é uma energia vital invisível que flui através do ser humano.

Reflexologia Podal é uma técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés, os quais correspondem a regiões e órgãos do corpo humano. Então, de acordo com o grau de desconforto experimentado nos pontos trabalhados, é possível perceber quais partes do organismo registram algum desequilíbrio.

Terapia com florais O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções. Podemos buscar a ajuda dessa terapia para lidar com sentimentos que estão em conflito, que negamos ou que temos que modificar, como a insatisfação, a incerteza, insegurança, a raiva, entre outros. A terapia floral utiliza-se de compostos energéticos chamados essências florais. Cada essência é indicada para trabalhar emoções específicas ou conjuntos de emoções.

Auriculoterapia consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.

Ginastica laboral é baseada em técnicas de alongamento, respiração, percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos. Entre os diversos benefícios da ginástica laboral, destacam-se: melhora do sistema cardíaco, respiratório e esquelético; aumento da consciência corporal, prevenção de doenças ocupacionais; minimiza a fadiga, o esgotamento e a monotonia.